Grupos por idade

BEBÊ BRINCANTE, vivências lúdicas para os muito pequenos
(Menores de 12 meses)

Interações são essenciais nos primeiros meses de vida. Brincar é tão natural para nós, seres humanos, quanto comer e dormir. Pode-se dizer: fomos biologicamente projetados para isto! Mas apesar de intrínseco, o brincar é social. Brincar se aprende! Por isso, é essencial permitir que a criança experimente a brincadeira e a reconheça através das possibilidades que o ambiente oferece e das pessoas – adultos e outras crianças – com quem se relaciona durante o momento lúdico.

Na MALUBAMBU, os muito pequenos têm espaço e momentos especiais para viver a brincadeira e estreitar os vínculos afetivos com figuras de apego seguro através de eventos quinzenais. Os bebês descobrem outros bebês, enquanto os adultos têm uma horinha para compartilhar ideias entre si e tirar dúvidas com profissionais especializados no desenvolvimento infantil, que coordenam e mediam esses encontros. A intenção é propiciar o desenvolvimento integral do bebê, nas dimensões cognitivo, psíquico, físico, social e afetivo. As oficinas são de curta duração (no máximo uma hora), com turma pequena e atividades específicas.

Acompanhe aqui a programação de eventos quinzenais direcionados a este grupo.

BEBE


BAMBU 1, 2, 3, uma base segura e plena para a futura adaptação escolar

(De 1 a 4 anos)

Voltado para crianças de 1 a 4 anos, que podem frequentar a MALUBAMBU como alternativa ou complemento a escola. Baseada em uma abordagem pedagógica, a MALUBAMBU funciona como espaço de transição para a escolarização: uma experiência intermediária antes de frequentar a escola, onde a criança possa se habituar a conviver com as outras crianças, mas em presença de adultos com quem tem familiariedade.

O BAMBU 1, 2, 3 também respeita o ritmo da criança. Não tem isso de estar atrasado… qualquer hora é hora! E como os horários não são rígidos, é possível chegar mais tarde ou sair mais cedo, experimentar uma carga horária menor que a de uma escola normal, sem a obrigatoriedade de ir todos os dias. É a família que escolhe quanto tempo a criança vai ficar! A adaptação é gradual e tem se motivado bastante eficaz para o estabelecimento de uma base segura e plena para a futura adaptação escolar.

Os pequenos participam de brincadeiras e atividades que desenvolvem potenciais psicomotores, linguísticos e sociais e vivenciam a construção da independência e da autonomia de forma criativa e prazerosa através da exploração do espaço, do faz de conta, de brincadeiras motoras e com os sentidos. E também experimentam a manipulação de materiais inusitados do quintal, que cada dia “veste” uma roupa diferente, sempre acompanhados e apoiados por sua figura de apego seguro (mãe, pai, avó, avô, babá).

Neste grupo, as crianças participam de dois estágios. O primeiro, para pequenos de 1 e 2 anos. Nesta idade, elas precisam estar acompanhadas. Acreditamos na importância do processo de formação do apego: ser cuidado e ter o desenvolvimento favorecido por figuras de apego confiável que conhecem os ritmos, preferências e limites de sua criança é muito mais seguro para ela. Promove muito menos ansiedade e maior segurança. Por isso temos essa exigência. No segundo estágio, para pequenos de 3 e 4 anos, eles já conseguem ficar sozinhos.

Acompanhe aqui a programação diária de oficinas dirigidas direcionadas a este grupo.

123

PASSATEMPO
(De 5 a 8 anos)

Atualmente está cada vez mais comum crianças pequenas viverem com um estilo de vida acelerado, com pressa, de olho no cronômetro do relógio! A rotina composta por escola e agenda cheia de atividades extra curriculares está se tornando bastante frequente para muitas delas. Mas será que esse estilo de vida, adotado por algumas famílias como o melhor que a criança pode receber, é, de fato o que ela mais precisa?

A MALUBAMBU, acredita que na infância, muitas vezes, MENOS É MAIS! Por isso, preparou uma casa com muito espaço e possibilidades para as crianças de 5 a 8 anos, no contraturno da escola, brincarem para valer, vivenciando a infância com plenitude, aconchego e flexibilidade.

Para essa galerinha, as brincadeiras rolam soltas na asa da Árvore, Tanque de Areia Mágica, Parede de Escalada, Camarim de Fantasias, Sala de Aventura, Ateliê de Artes e até na Cozinha, totalmente adaptada com segurança para as brincadeiras dos pequenos chefs!

Nosso espaço é montado com uma variedade de propostas para a faixa etária: BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA, em que a criança recria padrões através da imaginação; BRINCADEIRAS DE JOGAR, brincadeiras de rua e jogos diversos, inclusive de tabuleiro, que desenvolvem habilidades de movimento e raciocínio lógico colocando a criança em contato com a regra e a disputa de forma saudável, através do brincar; BRINCADEIRAS DE CONSTRUIR, que permitem a criação e expressão das crianças através de ações como tocar, brincar, atuar, pintar, colorir, desenhar, dançar, modelar, contar histórias e até mesmo descansar e distrair; e BRINCADEIRAS DE CONHECER, cujo foco são as pequenas experiências científicas, investigativas, perceptivas, sensoriais e cognitivas que explicam como as coisas são feitas, como as coisas funcionam e como as coisas evoluem.

Acompanhe aqui a programação de oficinas dirigidas direcionadas a este grupo: toda terça-feira e quinta pela tarde e aos sábados pela manhã.

passatempo

SIGA-NOS

INSTAGRAM